quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O perigo do uso prolongado do telemóvel

O uso frequente e prolongado do telemóvel é nocivo a saúde.
Os estudos alertam para que se utilize o telemóvel de formas a não pôr em risco a saúde. Nas conversas com mais de 20 minutos de duração, as radiações podem causar efeitos perigosos, como por exemplo o risco de alterações dos vasos sanguíneos do cérebro. Os níveis de radiação variam consoante o modelo do telemóvel, a boa ou má cobertura da rede, sendo mais altos quando o aparelho estiver com pouca carga. A maioria das pessoas desconhece os níveis de radiação do seu aparelho, preocupando-se mais com as questões tecnológicas ou de estética, na escolha dos mesmos.
Cientistas afirmam que não está formalmente provado que o telemóvel é prejudicial, mas existem riscos de que ele favoreça o surgimento de cancro, a longo prazo.
David Servan-Schreiber, professor de psiquiatria na Universidade de Pittsburgh, sugeriu a proibição da utilização do telemóvel por crianças. A razão é clara, “estas absorvem doses mais fortes de energia do que os adultos e quanto mais cedo começam a usar o telemóvel, maior tempo têm de exposição e podem sofrer mais profundamente os efeitos da radiação” justificou.
Para se evitar consequências malignas, pode-se tomar algumas cautelas tais como a não utilização do telemóvel quando a rede estiver fraca, não utilizar o telemóvel no bolso da camisa, por causa do coração, sempre que possível comunicar-se por mensagens, porque limita a duração da exposição e a proximidade do aparelho, mantenha o aparelho pelo menos um metro de distancia do corpo, mesmo quando em repouso e utilizar sistema de alta voz ou auriculares.
O telemóvel desempenha um papel social inegável e veio facilitar a vida de todos. Já ninguém consegue dispensar este aparelho, daí a tenção aos seus malefícios para podermos disfrutar dos seus benefícios.

1 comentário: